SUA VIDA É CONGRUENTE OU INCONGRUENTE? (Pr. Reinaldo Ribeiro)
“Se
alguém afirma: Estou na luz”, mas odeia seu irmão, ainda está na escuridão.” (1
João 2:9)
Congruência é o que alguns chamam de “praticar o que você prega” ou “fazer o que se fala” - uniformidade no proceder. João enfatiza que, se algum de nós afirma estar na luz, “mas odeia seu irmão, este ainda está na escuridão” (1 Jo 2: 9). Na realidade, nossa vida e palavras simplesmente não combinam quando nos encontramos neste estado. E João vai além, dizendo que esse alguém “Não sabe para onde vai” (v.11). A palavra que ele escolheu para demonstrar como essa incongruência nos deixa é: Cegos! Viver intimamente alinhado com Deus permite que a Sua Palavra ilumine os nossos caminhos e nos impeça de vivermos cegos. Como consequência, enxergamos com a visão divina o que traz clareza e foco aos nossos dias. Assim, nossas palavras e ações se complementam. Quando os outros observam isso, a impressão não é necessariamente a de quem conhece todos os lugares para onde se dirige, mas de alguém que sabe claramente a quem está seguindo. Ódio, inveja, oposição – não são sentimentos que fazem parte dos que caminham para a Glória. Quem não ama seu irmão está em trevas e quem está em trevas não deve supor que sua salvação esteja assegurada. Sua vida é congruente ou incongruente? Pense nisso! (Pr. Reinaldo Ribeiro)
Pastor, porque a maioria dos irmãos da igreja Batista não gosta de dar Glória a Deus, e não gosta de outros glorificar ? Eu fico triste!
ResponderExcluirMeu amado irmão, não há nenhuma norma doutrinária que impeça um cristão batista de glorificar a Deus. Temos uma liturgia que prima pela ordem e talvez isto lhe passe essa impressão, mas isso não constitui uma mordaça que obrigue nosso silêncio ante o romper da adoração ao nosso Deus. Eu mesmo, sendo batista há décadas, não me detenho sempre que esse linda emoção me invade. Cada pessoa, porém, tem seu jeito de ser e sua forma de adorar a Deus - coisa que apenas devemos respeitar. Forte abraço!
ExcluirMaravilhosas reflexões..profundas q nos fazem pensar muito como agimos...se somos adoradores de Deus...temos muito que levar em consideração o modo de agir e pensar de Jesus Cristo aqui na Terra.
ResponderExcluir