Ministério Escribas - Conheça Jacob Armínio
1.VONTADE LIVRE : O primeiro ponto do arminianismo sustenta que o homem é
dotado de vontade livre.
1.1. Os reformadores reconhecem que o
homem foi dotado de vontade livre, mas concordam com a tese de Lutero —
defendida em sua obra “A Escravidão da Vontade” —, de que o homem não está
livre da escravidão a Satanás.
1.2. Arminius acreditava que a queda
do homem não foi total, e sustentou que, no homem, restou bem suficientemente
capaz de habilitá-lo a querer aceitar Cristo como Salvador.
2.ELEIÇÃO CONDICIONAL
2.1. Arminius ensinava também que a
eleição estava baseada no pré-conhecimento de Deus em relação àquele que deve
crer.
2.2. Em outras palavras, o ato de fé,
por parte do homem, é a condição para ele ser eleito para a vida eterna, uma
vez que Deus previu que ele exerceria livremente sua vontade, num ato de
volição positiva para com Cristo.
3.EXPIAÇÃO UNIVERSAL
3.1. Conquanto a convicção posterior
de Arminius fosse a de que Deus ama a todos, de que Cristo morreu por todos e
de que o Pai não quer que ninguém se perca, ele e seus seguidores sustentam que
a redenção (usada casualmente como sinônimo de expiação) é geral. Em outras
palavras:
3.2. A morte de Cristo oferece a Deus base para salvar a todos os homens.
3.3. Contudo, cada homem deve exercer
sua livre vontade para aceitar a Cristo.
4.A GRAÇA PODE SER IMPEDIDA
4.1. O arminiano, em seguida, crê que
uma vez que Deus quer que todos os homens sejam salvos, ele envia seu Santo
Espírito para atrair todos os homens a Cristo.
4.2. Contudo, desde que o homem goza
de vontade livre absoluta, ele pode resistir à vontade de Deus em relação a sua
própria vida. (A ordem arminiana sustenta que, primeiro, o homem exerce sua
própria vontade e só depois nasce de novo.)
4.3. Ainda que o arminiano creia que
Deus é onipotente, insiste em que a vontade de Deus, em salvar a todos os
homens, pode ser frustrada pela finita vontade do homem como indivíduo.
5.O HOMEM PODE CAIR DA GRAÇA
5.1. O quinto ponto do arminianismo é a conseqüência lógica das precedentes posições de seu sistema.
5.2. O homem não pode continuar na salvação, a menos que continue a querer ser salvo.
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