A DOUTRINA DO ANIQUILACIONISMO E DO SONO DA ALMA Pr. Reinaldo Ribeiro

 


PERGUNTA ENVIADA POR DANIEL SINERMAN – MARINGÁ(PR)

Paz pastor Reinaldo. Sou seguidor do seu canal no Youtube e gosto muito de suas explicações. Procurei lá alguma palavra sua sobre a doutrina do sono da alma e não achei. Gostaria de ouvir sua opinião sobre o texto de I Tessalonicenses 4:13. Recentemente o pastor de minha igreja usou essa referência para defender que as almas dos que morrem sem Cristo são aniquiladas e que as dos que morrem com Cristo entram num estado de sono. Como o senhor vê esse ensinamento? Obrigado e feliz natal para o senhor e sua família.

 

RESPOSTA:

Prezado irmão Daniel, graça e paz da parte de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo. Me permita em primeiro lugar agradecê-lo por nos acompanhar no Youtube. É uma honra ter o irmão nesse vasto contingente de seguidores que, graças a Deus, só tem crescido. Na verdade, temos lá uma mensagem que aborda esse assunto e eu enviarei o link para seu email. Mas em respeito à sua pergunta, assim como a muitos outros irmãos que seguramente detém alguma dúvida sobre esse assunto, também deixarei aqui um breve registro de nosso humilde parecer.

Em sua mensagem não há menção a qual igreja o irmão pertence, mas pelo teor do sermão pregado pelo seu pastor, presumo que pertença à igreja adventista do sétimo dia ou à sociedade torre de vigia (testemunhas de jeová), os quais são os principais grupos religiosos a defender a presente tese. Antes de tudo, deixo ao seu pastor uma menção de respeito e consideração, ainda que com muita honestamente tentarei expor uma outra forma de enxergar a questão.

Vamos, primeiramente, ao texto trabalhado pelo seu pastor:

“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não tem esperança” (1 Ts 4.13).

Particularmente, compreendo que esta expressão se refere aos crentes que já tinham morrido e cujas almas estavam no céu; não significando que os mortos estejam inconscientes, como num tipo de sono da alma. Os tessalonicenses não compreendiam o nexo entre a ressurreição dos cristãos falecidos e o arrebatamento dos vivos. Ao que parece, eles acreditavam que os mortos ressuscitariam, mas muito depois da vinda de Cristo (vv. 16-17). Paulo lhes informa que os mortos em Cristo ressuscitarão na mesma ocasião em que o Senhor voltar para buscar a sua igreja. As almas tanto dos crentes como dos que morrem como incrédulos ficam conscientes entre a morte e a ressurreição. Os incrédulos ficam em consciente aflição (veja Lc 16.23; Mc 9.48; Mt 25.41) e os crentes numa consciente felicidade. O verbo “dormir” é uma referência ao corpo, não à alma. Não se trata de uma afirmação literal, mas de uma referência metafórica. E dormir é uma apropriada figura de linguagem para expressar a morte do corpo, já que a morte é temporária até a ressurreição, quando o corpo será “despertado” desse sono”.

Eu lhe trago algumas evidências bíblicas de que a alma (espírito) fica consciente entre a morte e a ressurreição:

1. Enoque foi tomado para estar com Deus (Gn 5.24; Hb 11.5.

2. Davi falou da felicidade que há na presença de Deus depois da morte (Sl 16.10-11).

3. Elias foi tomado ao céu (2 Rs 2.1).

4. Moisés e Elias estavam conscientes no Monte da Transfiguração (Mt 17.3), muito tempo depois de quando viveram na terra.

5. Jesus disse que iria ao Pai no dia em que morreu (Lc 23.46).

6. Jesus prometeu ao ladrão que se arrependeu que este estaria consigo no paraíso naquele mesmo dia em que morreu (Lc 23.43).

7. Paulo disse que era muito melhor morrer e estar com Cristo (Fp 1.23).

8. Paulo afirmou que quando deixamos “o corpo”, então habitamos “com o Senhor” (2 Co 5.8)

9. O autor de Hebreus refere-se ao céu como sendo um lugar onde os “espíritos dos justos” são “aperfeiçoados” (Hb 12.23).

10. As “almas” dos mártires que morreram durante a tribulação estavam conscientes no céu, cantando e orando a Deus (Ap 6.9).

 

Espero ter conseguido lhe ajudar. Peço que ore e apoie seu pastor em tudo quanto lhe for possível. Agradeço pelas felicitações e igualmente desejo a você e todos os seus familiares um Natal repleto de bençãos celestiais, em nome de nosso Salvador!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A IDENTIDADE ESPIRITUAL DO JOVEM CRENTE - Pr. Reinaldo Ribeiro