"COM DEUS NADA NOS FALTA" (Pr. Reinaldo Ribeiro)

 


"O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta" (Salmos 23:1)

 

O primeiro versículo do Salmo 23 muito provavelmente é a passagem bíblica mais conhecida pelas pessoas, tenham elas a bíblia como guia de fé e prática ou não. Muitas pessoas, inclusive eu, têm este versículo guardado na memória e na ponta da língua, mas talvez nunca tenham refletido sobre a sua profundidade.

 

Quando Davi afirma: "de nada terei falta", ele não se refere necessariamente às riquezas ou aos prazeres que esse mundo proporciona. Ninguém deve seguir Jesus com o intuito de alcançar bênçãos terrenas, até mesmo porque Ele disse "se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me" (Lucas 9:23 NVI).

 

Tenho entendido que, quando Davi diz "de nada terei falta", ele se refere ao fato de que quando confiamos plenamente em Deus e entregamos a Ele nosso caminho e nosso coração, não sentiremos falta de nada, pois o próprio Senhor já nos basta. O seu amor, a sua graça e a sua misericórdia serão suficientes, mesmo que todo o resto nos falte. O próprio salmista escreveu: "Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá" (Salmo 27:10). Tempos depois o Senhor disse a Paulo: "A minha graça te basta" (2 Coríntios 2:12).

 

Colocar isso em prática não é só difícil, mas talvez impossível. Impossível para nós, humanos, mas não para o Santo Espírito de Deus que habita em nossos corações.

 

Talvez um dos maiores desafios dos seguidores de Cristo está justamente aí, no "negue-se a si mesmo". Como é difícil renunciar aos nossos planos e sonhos! Como é difícil abrir mãos dos nossos desejos e vontades! Como é difícil entender que, por mais que tentemos, não estamos no controle das situações! Por outro lado, como é maravilhoso quando conseguimos entregar a nossa vida e os nossos sonhos a Deus. Como é maravilhoso quando aprendemos a ter prazer em cumprir sua vontade, que é boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2)!

 

Fato é que, moremos numa mansão luxuosa ou num barraco, estejamos na beira da praia ou num quarto de hospital, se temos o Senhor em nossos corações e estamos debaixo da vontade dEle, nada mais importa. Nossos problemas terrenos, por maiores que pareçam, deixam de ter qualquer importância quando pensamos na eternidade e no tamanho do nosso Deus.

 

Por isso, "ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará" (Salmos 37:5). Confie no Senhor que "me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranquilas" (Salmos 23:2). Ore da seguinte maneira: Senhor meu Deus, que "seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu, porque Teu é o Reino, o poder e a glória para sempre" (Mateus 6:10,13).

 

"Que a sua felicidade esteja no Senhor!" (Salmos 37:4).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A IDENTIDADE ESPIRITUAL DO JOVEM CRENTE - Pr. Reinaldo Ribeiro